terça-feira, 2 de março de 2010

Comportamento sexual associado a cancro da próstata

O número de parceiras sexuais pode influir no desenvolvimento do cancro da próstata, segundo a conclusão de um estudo elaborado por cientistas norte-americanos e publicado no American Journal of Epidemiology.

Esta nova descoberta tem como suporte a teoria de que esse tipo de cancro pode ser desencadeado por um agente infeccioso, uma vez que homens com várias parcerias sexuais tendem a ter uma maior de exposição a infecções.

Alguns estudos anteriores já tinham demostrado a ligação entre certas doenças sexualmente transmissíveis, particularmente a gonorreia, com o cancro da próstata. Ao invés, outros associaram o cancro da próstata ao papilomavírus, que causa verrugas genitais e é o principal agente do cancro do colo de útero.

O número de parceiras parece influenciar o desenvolvimento da doença. Ter duas ou mais namoradas durante a adolescência, aos 20 anos, 40 e entre os 50 a 64 anos – ou seja 11 ou mais -- aumenta o risco de cancro da próstata entre os homens, em relação ao grupo que praticou sexo com apenas uma mulher em cada um desses períodos citados, apontaram os investigadores.


1 comentário:

  1. Olá ás três. Acho a vossa iniciativa uma mais valia para todos. Espero que as pessoas se apercebam da importância destes tipos de trabalhos.
    Boas sorte, e espero que continuem com o bom trabalho.

    ResponderEliminar