sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Estudo liderado por português sobre cancro da mama


E o nosso blog traz-vos mais uma noticia !!!






Uma equipa de investigadores dirigida pelo português Samuel Aparício, no Canadá, conseguiu a primeira descodificação da evolução genética de um cancro da mama.
Foram descodificadas neste trabalho as três mil milhões de letras da sequência de ADN de um carcinoma lobular metastático, que constitui 10 por cento de todos os cancros da mama, e descobertas as mutações, ou "erros de ortografia", que causam a disseminação do cancro.
Em parceria com o Centro de Ciências do Genoma da mesma agência de investigação oncológica canadiana, a equipa de Samuel Aparício usou a última geração de tecnologia de sequenciação de ADN, mais rápida e menos dispendiosa, para estudar a evolução de um tumor lobular da mama num intervalo de nove anos.
Dessa forma, encontraram 32 mutações no tumor metastático e procuraram quantas delas estavam presentes no tumor original. O resultado foi que apenas cinco estavam nas células do tumor inicial, revelando-as como as causadoras do desencadear da doença. Os cientistas desconheciam que essas cinco mutações desempenhassem um papel no cancro.


Há que ter orgulho em sermos Portugueses !!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário